segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BIQUINI TUNISIANO



Biquíni Crochê Tunisiano




Material Necessário:

1 novelo da linha Fixação Línea na cor nº 7030 (amarela) e 1 novelo na cor nº 9480 (mescla), da Círculo, 1 agulha para Crochê Tunisiano nº 3 e 24 miçangas.



Pontos Empregados:

Ponto Tunisiano Simples e Ponto Baixíssimo.


Modo de Fazer:

Biquíni:

1 - Iniciar por um cordão com 36 correntinhas.

2 - Trabalhar a primeira carreira em Ponto Tunisiano Simples.

3 - A partir da segunda carreira começar a diminuir dois pontos numa carreira sim e outra não da seguinte maneira:

Manter a laçada inicial na agulha (primerio ponto) e apanhar uma laçada introduzindo a agulha nos dois próximos pontos da carreira anterior, apanhar as outras laçadas e repetir o mesmo nos dois penúltimos pontos, pegando também a última laçada (34 laçadas na agulha).

4 - Trabalhar desta maneira até que se completem 22 carreiras com 22 pontos diminuídos e 14 pontos restantes.

5 - Fazer 14 carreiras (Fundo do biquíni)

6 - A partir da 36º carreira comecar a aumentar dois pontos numa carreira sim e outra não seguinte maneira:



Manter a laçada inicial na agulha e puxar uma lacada no espaço entre um ponto e o próximo e fazer o mesmo entre o penúltimo e o último ponto.

7 - Proceder desta maneira até que se completem 64 carreiras e 44 pontos na agulha (trabalhados).

8 - Fazer acabamento em toda extensão em Ponto Baixíssimo e reservar.



Sutiã


1 - Fazer um cordão inicial com 30 correntinhas.

2 - Trabalhar 10 carreiras em Ponto Tunisiano Simples.

3 - Fazer diminuições igual ao do biquíni até restarem 6 pontos na agulha.

4 - Fazer acabamento em toda extensão em ponto baixíssimo.

5 - Executar mais uma peça seguindo este mesmo esquema.


Acabamento


Com a linha mesclada passar um fio duplo em sentido horizontal alternadamente por cima e por baixo de cada da carreira. Pular uma carreira. Fazer o mesmo na próxima carreira só que desencontrando os pontos.



Para o cordão



1 - Amarrar uma ponta do fio em algum ponto fixo e esticar num comprimento que seja equivalente a três vezes ao tamanho desejado e repetir mais duas vezes formando um cordão com 3 fios.

2 - Enrolar numa única direção até que o mesmo esteja bem torcido.

3 - Com cuidado unir as pontas e deixar com que este se torça formando um cordão uniforme.

4 - Repetir mais 3 vezes formando 4 cordões.



Amostra: Um quadrado de 5x5 cm (agulha para Crochê Tunisiano nº 3) = 13 pontos x 8 carreiras.








PORTA PAPEL HIGIENICO



Porta Papel Higiênico


Medidas: 12 X 50 cm. (sem franjas)



Material: Fio Apolo Eco 4/4. 1 cone na cor rosa claro; agulha para crochê de grampo Cíeculo (posição 4,5 cm); 1 agulha para crochê 3.00 mm.; 150 cm de cordão na cor rosa.



Pontos Empregados: Crochê e grampo - ponto básico



Crochê: Corr. (correntinha), p.b. (ponto baixo), p.a (ponto alto)



Execução: No grampo, fazer 2 tiras de 96 alças cada uma, e 1 tira de 12 alças. Unir as 2 tiras maiores entrelaçando de 2 em 2 as alças com agulha de crochê. Dobrar ao meio no sentido do comprimento. Fazer nas laterais, e nas 2 extremidades uma carr. de p.a, nas 2 laterais 1 carr de biquinho, conforme o gráfico. Na parte de cima unir a tira de 12 alças na carr. de p.a, e seguir o gráfico. Na parte de baixo prender as franjas.



Franjas: Cortar fios de 25 cm cada, dobrar ao meio e prender na peça.



Cortar 3 cordões de 50 cm. passar na peça fazer um laço : 1 em cima, 1 embaixo, e 1 no meio para divisão.



Execução e Criação: Lisolete Graf



Receita e gráficos: Marlise Jung Lenhani






BLUSA ANA MARIA BRAGA



Blusa Ana Maria Braga


Tamanho : 40

Material : Fio Cléa 1000, 5 novelos na cor 2550, 1 agulha para crochê 1,25mm (n°3).

Pontos Empregados : Corr. (correntinha), p.bx. (ponto baixíssimo), p.b. (ponto baixo), p.a (ponto alto)



Execução : A blusa é feita numa só peça e sem nenhuma costura. Formada por 104 motivos grandes e 94 motivos pequenos unidos entre si na última carr. A cada união de 4 motivos grandes tem um motivo pequeno no centro.

Motivo grande : Fazer 5 corr. fechar em anel com 1 p.bx. e seguir o gráfico 1.

Motivo pequeno : Fazer 5 corr. fechar em anel com 1 p.bx. e seguir o gráfico 2.

Unir 10 motivos grandes em forma de anel, seguir montando a blusa até obter 50 motivos grandes e cinqüenta motivos pequenos que formam o corpo da blusa.

Nas costas : para formar o decote subir normalmente sem o último motivo grande central.

Na frente : para formar o decote subir normalmente sem os 2 últimos motivos grandes centrais e os 4 motivos pequenos, 2 de cada lado.

Para as mangas : Seguir unindo os motivos de cima para baixo, sendo que debaixo do braço, ficará um motivo grande com a metade para frente e a outra metade para as costas. Cada manga tem 16 motivos grandes e 16 motivos pequenos.



Depois da blusa pronta fazer ao redor dos punhos e barra uma carr. de p. baixo. Ao redor do decote fazer uma carr. de 4 correntinhas e 1 p.bx. nos motivos. Entre um motivo e outro fazer p.a e p.a d. no lugar do p.bx. para que o decote fique uniforme. Em seguida fazer 3 carr. de p.bx. sobre as correntinhas.



Criação: Circulo S.A

Confecção, receita e gráficos: Marlise J. Lenhani.



TRILHO DE MESA



Trilho de mesa em crochê


Material :

1 novelo de linha Cléa 1000 cor 8176

agulha para crochê 1,25mm

Pontos empregados : correntinha, ponto alto, ponto baixo.

Execução :

Fazer 196 correntinhas mais 3 para virar e trabalhar seguindo o gráfico (Fig.2).

Fazer o biquinho em crochê em volta da toalha conforme o esquema (Fig1).








MANTA PARA SOFÁ



Manta para sofá


Medida da manta : 87cm x 87cm.

Material : 3 novelos da linha Cléa 1000 (usado duplo) na cor 8176; agulha para crochê 1,75mm.

Execução : faça 64 motivos seguindo o esquema, unindo-os entre si na última carreira de cada motivo. Por último, faça, em volta de todo o trabalho, uma carreira de correntinhas conforme mostra o gráfico e coloque franjas de 10cm com 10 fios.



Porta Guardanapo

Tamanho: 6 / 8 cm.

Material: Fio Aquarelle Circulo, 1 novelo em cada uma das seguintes cores: 1240, 5806, 9202: 1 agulha para crochê 1.25 mm.; 1 argola de plástico com 3,5 cm. de diâmetro.

Pontos empregados: Corr. (correntinha), .b.x. (ponto baixo), p.a (ponto alto), p.a d. (ponto alto duplo).

Execução: Com o fio na cor verde fazer ao redor da argola p.b. até cobrir totalmente a argola. Sobre 50 p. trabalhar em p.a ( um pouco mais da metade da argola), voltar sobre eles novamente em p.a, e por último mais uma carreiras de p.a d. sobre os 50 p. Remate o fio. Agora na cor amarela fazer sobre os 50 pontos, 1 carreira e na cor 9202 mais uma carreira conforme indicação no gráfico.



Obs. A cada 6 pétalas unir o último ponto da última pétala ao primeiro ponto da primeira pétala com um p.b. atrás do trabalho. Fazer mais 9 pétalas e unir as últimas 6 pétalas da mesma maneira. Seguir assim até formar 6 flores. Remate o fio.



Receita e Gráfico: Marlise Jung Lenhani.

 gráfico



ALMOFADA BORDADA

Almofada Bordada


Material :

etamine bege 26 x 26cm

linha Maxi Mouline Círculo

50cm de cetim verde

1,20m de passa-fita bege

1,20m de fita de cetim verde

manta acrílica

Execução :

Corte os tecidos seguindo as medidas indicadas no esquema com 1 cm a mais para as costuras. Borde o motivo no etamine com dois fios da meada. Alinhave o passa-fita no etamine e costure no cetim, centralizando. Una a parte da frente e o fundo da peça direito sobre direito e costure. Deixe uma abertura. Desvire. Coloque a manta acrílica e feche a abertura com pontos invisíveis.



 gráficos


TAPETE CRU COM ROSETAS



Tapete cru com rosetas coloridas


Tapete cru com rosetas coloridas


Execução da peça: Lucinéia Aparecida Chiari da Silva

Diagrama e receita: Vanda Ribeiro/ Apoio Circulo.

Tamanho peça pronta: 44x62cm

Materiais: Linha Círculo Apolo 4/6 (700g), 1 cone cru. Linha Círculo Barroco Multicolor 4/6 (400g), 1 novelo de cada nas cores: rosa mescla (9427), amarelo mescla (9368), azul mescla (9172) e verde mescla (9392). Agulha Circulo para crochê nº 9 (3,50 mm).

Pontos empregados
p.: ponto, corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, leque A: 3 pontos altos, 1 correntinha, 3 pontos altos, leque B: 3 pontos altos, 2 correntinhas, 3 pontos altos.

. Execução:

Usando o fio Barroco amarelo iniciar o motivo com 6 correntinhas, 1 ponto baixíssimo para fechar o arco. 1ª carreira: 3 correntinhas com 2 pontos altos fechados juntos, * 1 correntinha, 1 leque (A), 1 correntinha, 3 pontos altos fechados juntos*, repita de *a* por mais duas vezes, 1 corr., 1 leque (A), 1 correntinha, 1 ponto baixíssimo para fechar a carreira, arremate o fio. 2ª carreira: Mude para o fio Barroco verde, 1 ponto baixíssimo, 1 correntinha, * 1 ponto baixo, 3 correntinhas, 1 ponto baixo, 2 correntinhas, 1 leque (B), 2 correntinhas*, repita de *a* por mais duas vezes, 2 corr., 1 leque (B), 2 corr., 1 ponto baixíssimo para fechar a carreira, arremate o fio. 3ª carreira: Mude para o fio Apolo cru, 1 ponto baixíssimo, 3 correntinhas com 2 pontos altos, *2 correntinhas, 1 leque (B), 2 correntinhas, 3 pontos altos*, repita de *a* por mais 2 vezes, 2 correntinhas, 1 leque ( B), 2 correntinhas, 1 ponto baixíssimo para fechar a carreira arremate o fio. Repita este motivo por seis vezes. Faça mais sete motivos usando o fio Barroco rosa como base e mais sete usando o fio Barroco azul como base. Unir cala motivo entre si como se apresenta no esquema com pontos baixíssimos. Montagem: Faça a união de três motivos como mostra o gráfico 1. Usando o fio Apolo cru faça ao redor desta faixa o gráfico representado na cor preta por 6 carreiras, trabalhando em carreiras circulares fechando cada carreira com ponto baixíssimo. Agora ao redor do retângulo, prenda os motivos como se apresenta no gráfico. Bico de acabamento: Usando o fio Apolo cru, faça ao redor da peça o gráfico 2, siga o ponto de repetição.










Vestido Grazy Massaferra


Material



• Fio Cléa (novelo com 1000 m)

da Círculo

• 7 novelos na cor bege (7684)

• Agulha para crochê

da Círculo nº 1 (2,0 mm).



Tamanho: 36/38



Pontos e abreviaturas utilizados

• Ponto (p.)

• Correntinha (corr.)

• Ponto baixíssimo (p.bx.)

• Ponto baixo (p.b.)

• Ponto alto (p.a.)

• Picô (3 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha)



Divulgação: Revista Manequim

Site: http://manequim.abril.com.br/faca-e-use/ponto-a-ponto/vestido-de-croche-426853.shtml



Graficos:


















TAPETE DE FLORES


SACHê



Material:


Linha Cléa 3635



Linha Susi 8001



Ag.crochê 1,75 mm



Pontos utilizados:



Corr = correntinha



pa = ponto alto



pb = ponto baixo



pbx = ponto baixíssimo



leque = 2 pa – 1 corr – 2 pa



Como fazer:



-É realizado com 2 fios.



-Fazer um anel com 20 pa



- *1 pa – 1 corr – 1 pa no mesmo lugar; pular 1 pto* fechar com 1 pbx = 10 motivos



- * 1 leque dentro do motivo da carreira anterior - 1 pa entre os leques*,fechar com 1 pbx.



- * 1 leque dentro do leque anterior – 1 pa em relevo no pa *,fechar com 1 pbx.



- Repetir a carreira anterior por mais 5 carreiras



- Trocar o fio e fazer 1 pb em cada ponto da carreira anterior como acabamento.



- Fazer uma correntinha com +/- 40 cm e passar na penúltima carreira do sache.



- Amarrar e fazer um laço.

BOLSA DE JUTA



Bolsa de crochê de Juta




Tamanho peça pronta: 38 x 42cm



Materiais: Fio de Juta Ouro da Círculo, 1 cone. Agulha para crochê da Círculo nº 9 (3,50 mm). 2 argolas plásticas com diâmetro de 7cm



Pontos empregados:



p.: ponto, corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, m.p.a.: meio ponto alto p.a.: ponto alto, carr.: carreira..



Execução:



Base (diagrama 1) – Frente da bolsa:



faça um cordão com 40 correntinhas. 1ª carr.: 3 correntinhas, 39 pontos altos. Da 2ª até a 30ª carr.: continue seguindo o diagrama, finalize com uma carreira de ponto alto. Parte detrás da bolsa: repita o mesmo procedimento feito para a frente da bolsa.



Laterais (diagrama 2) –



Envolver a argola plástica com uma carreira de ponto baixo, reserve. Inicie a roseta do centro da argola com 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo para fechar o arco. 1ª carr.: 1 correntinha, * 1 ponto baixo, 3 correntinhas*, repita de *a* por mais 4 vezes, 1 ponto baixíssimo para fechar a carreira. 2ª carr.: 1 correntinha, 30 pontos baixos, 1 ponto baixíssimo para fechar a carreira, arremate o fio, reserve a peça.



Obs: ao fazer a 2ª carreira ir prendendo a roseta no centro da argola com pontos baixíssimos, como se apresentam no diagrama. Contorne a parte externa da argola com uma carreira de ponto alto. Prossiga acompanhando o diagrama para fazer as tiras da parte superior e inferior da argola.



Repita o mesmo procedimento para fazer a outra lateral da peça. Montagem: prenda as laterais na base da bolsa partes da frente e detrás. Inicie a alça prendendo o fio em uma das laterais, segue com 1 ponto baixíssimo, 1ª carr.: 3 correntinhas, 13 pontos altos, prossiga acompanhando o diagrama 3 e o ponto de repetição.



Com pontos baixíssimos prenda a alça na lateral oposta onde se iniciou a alça. Faça 10 rosetas acompanhando o diagrama 4, prenda 2 rosetas nas laterais 4 na parte detrás e 4 na parte da frente. Faça o botão acompanhando o diagrama 5, prenda com pontos de alinhavo na parte da frente no centro. Faça uma alça para prender o botão usando um pedaço do fio prendendo na parte detrás no centro.

























TAPEÇARIA DA PASCOA



Material:


01 TECIDO DE ALGODÃO CRÚ ESPECIAL 50X50 CM

01 RISCO DE DESENHO COM ROSTO DE COELHO DE 30 CM

01 CANETA HIDROGRÁFICA

01 AGULHA MÁGICA

01 BASTIDOR QUADRADO DE 25 x 25 cm

01 POTE DE RESINA OU TERMOLINA

01 TESOURA COM PONTA FINA

01 PINCEL PARA TECIDO



Novelos da linha ANNE:



01 BRANCO 8001

01 LARANJA 4456

01 PRETO 8990

01 ROSA 3131

01 AMARELO 1317





Como fazer:



1º Passo.



Escolha um desenho de sua preferência. Risque no papel manteiga com traços bem fortes usando a caneta hidrográfica.

Depois coloque o tecido sobre o papel manteiga e passe o desenho para o tecido riscando com a caneta hidrográfica.

Feito isso coloque o pano já riscado sobre o bastidor e estique os quatro lados prendendo o pano nos pregos.

Puxe bem o pano de modo que ele fique bem esticado facilitando assim a introdução da agulha. (Bordar em cima do desenho).



2º Passo.

Para colocar a linha, segure a agulha com a abertura para cima.

Coloque dois fios da linha sendo um de fora e outro de dentro do novelo. Passe os dois fios na parte redonda do arame de baixo para cima e passe na ponta da agulha de cima para baixo.

Puxe mais ou menos uns 20 cm para frente, depois puxe para trás para que a linha entre totalmente dentro da agulha deixando uns 2 cm de sobra na ponta.



3º Passo.

Agora e só bordar:



Introduza a ponta da agulha no tecido ate que cheque ao anel de apoio. Depois retire a agulha do tecido devagar e sem desencostar a ponta da agulha no tecido.

Deslize para frente e introduza novamente próximo ao ponto anterior e assim sucessivamente.

Faça primeiro os contornos e depois preencha os espaços do desenho.

A parte onde é introduzida a agulha é o lado do avesso sendo que o que fica para baixo é o direito.



4º Passo.

Para segurar os pontos e dar mais durabilidade ao trabalho, passe a Resina Acrílica ou a Termolina.

Como essa peça é recortada passe duas mãos de resina ou termolina no avesso emborrachando também uns 2 cm fora do bordado para facilitar o corte do tecido.



Lembrando que depois de seca a resina ou termolina, deverá ser recortada rente ao bordado às sobras do tecido.

E assim está pronto para você pendurar na sua porta ou onde quiser decorar.

ALMOFADA BORBOLETAS



Material:


Meadas MAXI MOULINE CÍRCULO nas cores 100, 356, 401, 518 e 735

Feltros lisos nas cores rosa claro, rosa bebê, lilás, branco e verde claro

1 Agulha para costura CÍRCULO

Alfinetes CÍRCULO

Tesoura CÍRCULO

Enchimento

24 miçangas transparentes





Modo de fazer:



1) Corte as peças de acordo com o molde

2) Sobreponha todas as partes internas da borboleta (detalhes da asa e corpo) e alfinete nas asas

3) Costure todas essas partes com ponto palito, alternando as cores das linhas

4) Corte 24 pequenos círculos nas cores rosa claro, rosa bebê, branco e lilás.

5) Posicione grupos de 6 circulos na borda das asas pra formar pequenas flores e prenda-os com a ajuda da miçanga transparente. Cada miçanga será um miolinho da flor que deve ser costurado.

6) Corte 24 pequenas folhas no feltro verde claro

7) Borde os ramos das flores com ponto atrás e linha MAXI MOULINE CIRCULO 735. Junto costure as folhas com um pequeno ponto no meio delas.

8) Una as duas partes da borboleta com ponto caseado e linha MAXI MOULINE CIRCULO 356 e deixe uma abertura pra encher.

9) Encha e termine de fechar.

Moldes:




Molde 1:



Molde 2:



Molde 3:


TIRADO DO SITE DA CIRCULO FEITO PELA


Artesã

Priscila Cunha

Site: www.artmimos.com

Telefone: (12)3923-1039/9704-9952

e-mail: artemimos@gmail.com

CHINELO PARA CRIANÇA



Material:






1 Novelo de Fio MOLLET CÍRCULO na cor 0409

1 Agulha de costura CÍRCULO

1 Linha de costura CÍRCULO

1 par de solado

1 par de palmilha em papelão couro

20 cm de tecido de algodão liso na cor lilás

20 cm de tecido de algodão listrado na cor lilás

20 cm de espuma com 0,5 cm

20 cm de malha de algodão

Enchimento de silicone

Fita de cetim

Canetinha vermelha e preta

Cola de contato, pincel e martelo



Modo de fazer:



Montagem do chinelinho

-Pegue a palmilha de papelão e corte no tecido listrado um retângulo maior que seu tamanho.Faça o mesmo com a espuma.Coloque tecido,espuma e papelão,costure toda a volta da palmilha,recorte as sobras e reserve.





-Risque o molde do peito do pé no avesso do tecido liso e corte deixando sobras em toda a volta.Corte o forro no mesmo tecido e tamanho e também a espuma.Coloque tecido direito com direito e a espuma na parte debaixo.Costure a parte superior e inferior do risco,deixando as laterais abertas.



Corte o excesso rente à costura e vire para o direito.Com o fio MOLLET CÍRCULO faça o ponto caseado nas partes costuradas.





-Pegue o peito do pé e costure suas laterais na palmilha.Corte os excessos e com o tecido listrado faça um viés com 3cm de largura(o comprimento varia conforme o tamanho do pé).Costure o viés em toda a volta da palmilha e vire para baixo,arrematando.

-Passe cola de contato na parte debaixo da palmilha e no solado.Espere secar e junte as duas partes.Martele.







Montagem da bonequinha



-Corte na malha um circulo com 7cm de diâmetro.Faça um alinhavo igual a um fuxico. Franzir e coloque manta siliconada para encher.Puxe a linha,dando pontinhos para arrematar a carinha.





-Com o fio MOLLET CÍRCULO corte 12 fios com 32 cm.Amarre com a lã todos os fios juntos ,a 2 cm da ponta.Faça uma trancinha e pare quando faltar 2cm de fio,amarre novamente com a própria lã.





-Ache a metade da trancinha .Para a franja corte 10 fios com 12cm e prenda nessa metade.Costure a trancinha ,à mão, na parte superior da carinha.





-Costure a carinha com ponto invisível no peito do pé.Distribua a trancinha nas laterais e prenda com pontinhos.Finalize a ponta da trancinha com um laçinho de fita de cetim.





-Acerte a franja e desfie ,faça o mesmo com as pontas da trancinha.

-Com as canetinhas faça a carinha da bonequinha.

-Aguarde 24 horas para usar.


TIRADO DO SITE DA CIRCULO

Artesã

Angélica Schmitt

Fone: (11) 3593-7022

angelicalsfc@hotmail.com

TAPETE DE JOANINHA



Materiais






Agulha mágica

Tecido de algodão cru 80 x 60 cm

Tesoura

3 novelos de MOLLET na cor preta

3 novelos de MOLLET na cor vermelha

Pincel atômico Condor

Agulha de tapeçaria Circulo


Execução


1º Passo.

Escolha um desenho de sua preferência. Risque no papel manteiga com traços

bem fortes usando a caneta hidrográfica.

Depois coloque o tecido sobre o papel manteiga e passe o desenho para o

tecido riscando com a caneta hidrográfica.

Feito isso coloque o pano já riscado sobre o bastidor e estique os quatro

lados prendendo o pano nos pregos.

Puxe bem o pano de modo que ele fique bem esticado facilitando assim a

introdução da agulha.

(Bordar em cima do desenho).



2º Passo.

Para colocar a linha, segure a agulha com a abertura para cima.

Coloque dois fios da linha sendo um de fora e outro de dentro do novelo.

Passe os dois fios na parte redonda do arame de baixo para cima e passe na

ponta da agulha de cima para baixo.

Puxe mais ou menos uns 20 cm para frente, depois puxe para trás para que a

linha entre totalmente dentro da agulha deixando uns 2 cm de sobra na ponta.



3º Passo.

Agora e só bordar:

Introduza a ponta da agulha no tecido ate que cheque ao anel de apoio.

Depois retire a agulha do tecido devagar e sem desencostar a ponta da agulha

no tecido.

Deslize para frente e introduza novamente próximo ao ponto anterior e assim

sucessivamente.

Faça primeiro os contornos e depois preencha os espaços do desenho.

A parte onde é introduzida a agulha é o lado do avesso sendo que o que fica

para baixo é o direito.



4º Passo.

Para o acabamento deixe uma margem de cinco centimetros nas laterais sem

bordar para que possa colocar uma fita crepe próximo ao bordado, depois cole

a fita ao lado direito da mesma forma.

Corte o que sobrar de tecido pelo lado avesso rente a fita crepe, depois é

fazer o caseado com agulha de tapeçaria.



5º Passo.

Para emborrachar e dar mais durabilidade ao trabalho, passe a Resina

Acrílica de tapeçaria para não escorregar e segurar os pontos.


TIRADO DO SITE DA CIRCULO


Artesã

Tânia Silva

Tel: (11) 4642- 7843

LENÇO DE VERÃO



Material:




1 novelo de linha Cléa 1000 CÍRCULO na cor n. 6079

1 par de agulhas para tricô CÍRCULO n.3,5

1 agulha de tapeçaria média CÍRCULO

Pérolas pequenas (opcional)



Pontos empregados:

Ponto tricô

Ponto laçada



Modo de fazer:



Trabalhar com 2 fios da linha Cléa CÍRCULO na agulha.

Coloque 30 pontos na agulha e faça 4 cordões em tricô ( 8 carreiras)

9ª. Carreira: 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada... terminando a carreira com 1 tricô.

10ª.Carreira: 1 tricô e derrube a laçada da agulha esquerda, 1 tricô e derrube a laçada..., terminando a carreira com 1 tricô.

Repetir estas 9ª e 10ª carreiras mais 4 vezes e depois voltar a repetir os 4 cordões de tricô.

Continue sempre assim até o tamanho desejado.

Depois de pronto feche as laterais da peça com a agulha de tapeçaria utilizando o mesmo fio Cléa.







Florzinhas de tricô



Coloque 8 pontos na agulha trabalhando com 2 fios juntos.



1ª.Carreira: 8 tricôs

2ª.Carreira: 1 PSFT (ponto sem fazer em tricô), 5 tricôs, vire o trabalho

3ª.Carreira: 1 PSFT (ponto sem fazer em tricô), 3 tricôs, vire o trabalho

4ª.Carreira: 1 PSFT (ponto sem fazer em tricô), 3 tricôs, vire o trabalho

5ª.Carreira: 1 PSFT (ponto sem fazer em tricô), 5 tricôs

6ª.Carreira: 1 PSFT (ponto sem fazer em tricô), 6 tricôs, vire o trabalho

7ª.Carreira: Volte o ponto que sobrou na agulha direita para a agulha esquerda e



Arremate 7 pontos. A primeira pétala está pronta!



Sobra 1 ponto na agulha



Aumente mais 7 pontos e inicie igual a 1ª.Carreira.



Repita até obter 5 pétalas.



Arremate deixando um pedaço longo de fio.



Com a agulha de tapeçaria CÍRCULO pegue o fio que arrematou, passe em toda base das pétalas e puxe formando a florzinha.



Costure no lenço quantas flores quiser e no miolo de cada flor coloque uma pérola

TIRADO DO SITE DA CIRCULO E É DA
Artesã
Rosângela Chicote

(19) 3276-2535

roachic@yahoo.com.br

www.tricofacil.blogspot.com

www.apostilasedvds.blogspot.com

BOLSA DE TRICô



Bolsa em Tricô! Receita Ateliê na Tv!




Material:



- 1 novelo de Lã Seda Círculo na cor 3780

- 1 par de agulha de tricô Círculo 7mm

- 1 agulha de crochê Círculo 4mm

- 1 par de alças com 20 cm de diâmetro

- 1 metro de fita





Pontos empregados:

Ponto baixo = Pb

Ponto Tricô = t

Ponto Arroz = Pa = 1ª. carreira - *1 tricô - 1 meia*

2ª. carreira- * 1 meia – 1 tricô*

Corda cruzada à direita = é executada em 6 pontos, tricotados em meia e cruzada a cada 6

carreiras. Na 5ª carreira pôr 3 p numa agulha auxiliar atrás do trabalho, tricotar os 3p seguintes, depois os 3p da agulha auxiliar.



Ponto Cruzado = Pc = é executado em 2p.

1ª carreira – passar a agulha atrás do 1ºp, tricotar o 2ºp em

meia, pegando –o por trás,depois o 1º.p,deixá-los cair

juntos da agulha esquerda.

2ª. carreira – passar a agulha na frente do 1º. p,tricotar o 2º.p em tricô, depois o 1º. p em tricô,deixá-los cair juntos da agulha esquerda.

Trança = Tr = é executada em 12p, tricotados em meia e cruzada a cada 6 carreiras.

1º. Cruzamento – pôr 4p na agulha auxiliar atrás do trabalho, tricotar os 4p seguintes, depois os 4p da agulha auxiliar e tricotar os últimos 4p.

2º. Cruzamento – tricotar 4p em meia, colocar 4p na agulha auxiliar na frente do trabalho, tricotar os 4p seguintes, depois os 4p da agulha auxiliar.

Corda cruzada à esquerda = é executada em 6 pontos, tricotados em meia e cruzada a cada 6

carreiras. Na 5ª carreira pôr 3 p numa agulha auxiliar na frente do trabalho, tricotar os 3p seguintes, depois os 3p da agulha auxiliar.


Modo de fazer:


- Colocar 70 pontos na agulha.

- Tricotar os pontos da seguinte maneira:

- 11p em arroz – 6m (corda cruzada à direita) – 5t – 2m (ponto cruzado)– 5t – 12m (trança)– 5t – 2m (ponto cruzado) – 5t – 6m (corda cruzada à esquerda) – 11 arroz.

- Nas próximas carreiras acompanhar os pontos conforme cada descrição de cada ponto utilizado.

-Tricotar por 44 cm. Arrematar.

Montagem:

- Dobrar a peça ao meio e costurar as laterais.

- Passar a fita entre os cruzamentos das cordas e dar um laço próximo à lateral direita da bolsa.

- Colocar as alças com o auxilio de uma agulha de crochê 4mm, fazendo uma carreira de ponto baixo por toda a largura da peça.

Obs – Colocar um forro, e para o fechamento, pode ser colocado um zipper ou um fecho.


Artesã:

Márcia Bergantin

(11) 9815-7546

marcia.bergantin@terra.com.br

BARRADO DE FLORES



Materiais:






- Linha Anne Círculo nas cores 8001 \ 6085 \ 5606

- 1 agulha de Crochê Círculo 2 mm

- Pano de copa Dohler

- Linha de costura Círculo

- Agulha de costura Círculo

- Tesoura Círculo



Execução:





Com a agulha de crochê e a linha branca fazer um caseado no pano.

separando cada pegada no tecido com 2 correntinhas.

Primeira carreira 1 ponto alto 2 correntes.

Pule duas correntinhas do caseado até o final.

Segunda carreira ponto alto em cima de ponto alto 2 correntinhas .

Terceira carreira igual a segunda.

Quarta carreira 3 correntinhas para virar dois pontos altos 3 correntinhas prender na primeira corrente (pico) 2 pontos altos no mesmo lugar.

2 correntinhas pule um quadradinhos prender no próximo quadradinho pule um quadradinho e no próximo fazer novamente 2 ponto altos 3 correntinha prender na primeira corrente(pico) 2 pontos altos até o final.

Está pronta a parte do pano.

Flor e folhas


Fazer 8 correntinhas. Na primeira correntinha 1 ponto baixo 1ponto médio (coloque a laçada na agulha e retire de uma só vez). No seguinte 3 pontos altos nas próximas correntes 1 médio e 1 baixo.


Fazer do mesmo modo do outro lado 1 baixo 1 médio 3 altos 1 médio 1 baixo arrematar


As folhas são verdes e para formar as flores se faz do mesmo modo só que em rosa. Unir as 5 pétalas e costurar juntas, depois é só prender no pano.

TAPETE TUNISIANO



Tapete em crochê tunisiano com motivo de flores em crochê










Material:

1 novelo de fio Barroco CIRCULO cor 9392

01 cone de Barbante APOLO ECO CIRCULO 4/6 cor 5150

1 agulha de crochê tunisiano nº 5 CIRCULO

Linha para costura CIRCULO na cor dos fios.

Tesoura CIRCULO



Pontos utilizados:

Flores em crochê

Ponto tunisiano meia





Modo de fazer:

Inicie pela flor em crochê:

Com o fio Barroco forme um circulo de fio duplo (enrole nos dedos) e iniciando com duas correntinhas, faça 20 pontos altos dentro deste círculo. Puxe o fio para apertar os pontos e arremate com um ponto baixíssimo.



A próxima carreira, forme um cordão com 6 correntinhas e prenda a partir de 5 pontos da carreira anterior. Repita este procedimento por mais 3 vezes e faça 10 pontos altos dentro de cada espaço que foi criado intercalando com um ponto baixíssimo em cada início do trabalho. Faça 8 flores.



Apanhe o barbante, pegue uma flor pelo avesso e introduza a agulha a partir de 5 pontos do gomo, puxe uma laçada, arremate e forme um cordão com 15 correntinhas, pegue outra flor e faça o mesmo. Continue assim até a última flor (todas as flores ficarão presas por este cordão).

Vire o cordão e faça a carreira inicial do crochê tunisiano. A partir da próxima carreira, trabalhando em ponto tunisiano meia, faça 8 carreiras completas (não arremate a carreira). Corte o fio e trabalhe a outra lateral, faça 35 carreiras completas. Corte o fio.



Para a bainha lateral, apanhe novamente o fio Barroco e introduza a agulha no ponto e apanhe uma laçada, forme uma laçada na agulha, introduza novamente a agulha entre o ponto e forme outra laçada na agulha, triplicando assim o número de laçadas em relação aos pontos da carreira anterior.



Faça o mesmo em todos os pontos*. Volta normal.

Repita este procedimento na outra lateral.

*Para facilitar, trabalhe esta carreira em duas etapas, apanhando as laçadas até a metade do trabalho, faça a carreira de volta, corte o fio e inicie novamente pela metade até o final da carreira de ida.

Com a linha costure as flores, de forma que fiquem uniformes e bem presas.

Termine por prender a franja, corte e desfie com ajuda de um pente.

Tapete: 45 cm de largura x 75 cm de comprimento

Franja: 15cm.





Ponto tunisiano Meia:

Com a laçada na agulha, apanhe as laçadas de todas as correntinhas. Para a volta apanhe uma laçada e arremate um ponto, apanhe outra laçada e arremate dois pontos. Continue de dois em dois até o final da carreira.

A próxima carreira de ida apanhe uma laçada por dentro do ponto da carreira anterior (a laçada que inicia na agulha é a laçada do primeiro ponto). Sempre conte os pontos para que não haja aumentos ou diminuições. Volta sempre igual.





"Aproveite esta técnica e desenvolva tapetes nos mais variados tamanhos e almofadas numa combinação que agradará a toda família!"


TIRADO DO SITE DA CIRCULO


Artesã

Mary Magoga

(11) 4729-8307

crochetunisiano@hotmail.com

BROCHê



Broche em crochê



Material:

01 novelo do fio Anne CIRCULO na cor 6313

Agulha de crochê CIRCULO n. 2mm

Agulha para tapeçaria CIRCULO n.18

Pedras ou pérolas (a gosto)


Pontos utilizados:


corr. = correntinha

pbx = ponto baixíssimo

pb = ponto baixo

pa = ponto alto

Modo de fazer:



Iniciar com 70 corr.

Subir 3 corr. para formar o primeiro p.a.

Na 4ª. corr. a partir da agulha fazer mais 4 p.a no mesmo lugar.

Pular uma corr. e repetir mais 5 p.a na próxima corr.

Repetir até o final das 70 corr.

Na próxima carreira subir 3 corr. para formar o 1º. p.a, fazer mais 3 p.a sobre os p.a da carreira anterior, mais 3 corr, e prender esta corr. no 5º. p.a da carreira anterior.

Repetir até o final da carreira e arrematar deixando um pedaço grande do fio para costurar a flor.

Com a agulha para tapeçaria Circulo n.18, vá enrolando a flor e costurando.

Pregue uma pedra ou pérola no centro do miolo.

Galho Torcido

Fazer 20 corr., e na volta em cada corrente fazer 1 p.b.

Pregar na flor com agulha para tapeçaria.

Fazer 2 ou 3 galhinhos de tamanhos diferentes.

TIRADO DO SITE DA CIRCULO FEITO PELA

Artesã

Rosangela Chicote

(19) 3276-2535

roachic@yahoo.com.br

www.tricofacil.blogspot.com

CACHECOL



Material:


01 novelo do Fio MOLLET CIRCULO nas cores 109, 447 e 5545

Agulha para crochê n. 4 CIRCULO

Agulha sem ponta CIRCULO para costurar



Pontos utilizados:

corr. = correntinhas

pbx = ponto baixíssimo

pb = ponto baixo

mpa = meio ponto alto

pa = ponto alto



Modo de fazer:

Neste cachecol são utilizados 4 modelos de flores diferentes.OBS: Fazer 48 flores, alternando cores, modelos e tamanhos, isto é fazer todos os modelos das flores em vários tamanhos.

1ª. Flor babadinho

Fazer 5 corr. e fechar com 1 pbx



Envolver este anel com pb



Fazer 3 corr. prender com 1 pbx, repetir a volta toda, formando argolinhas.



Dentro destas argolinhas fazer 14 p.a em cada uma e arrematar deixando um pedaço de fio.



2ª. Flor Ponto Pipoca



Fazer 5 corr. e fechar com 1 pbx



Envolver este anel com pb



No 1º pb, faça 6 p.a no mesmo lugar, tire a agulha do 6º p.a e coloque no 1º. p.a, introduzindo a agulha e puxando a laçadinha do 6º. p.a, puxe formando o ponto pipoca.



Faça 3 corr, e na próxima corr. repita outro ponto pipoca.



Fazer a volta toda. Arremate, deixando um pedaço de fio para costurar nas outras flores, na montagem do cachecol.



3ª Flor Galho torcido



Fazer 30 corr, e em cada corr. faça 1 pb, arremate deixando um pedaço de fio para costurar nas flores.



Pode fazer galhos menores também.



4ª. Flor de Pétalas



Fazer 5 corr. e fechar com 1 pbx



Para o miolo da flor faça : 1 pb, 1 mpa, 1 pa, 1 mpa, 1 pb. (uma pétala)



Repetir mais 2 pétalas dentro do anel formando o miolinho da flor.



Para a 2ª carreira de pétalas faça:



3 corr. e prenda atrás da 1ª pétala, mas 3 corr, prenda atrás da 2ª. pétala, mais 3 corr, e prenda atrás da 3ª pétala.



Dentro destas argolinhas faça a 2ª camada de pétalas desta forma:



1 pb, 1 mpa, 2 pa, 1 mpa, 1 pb (uma pétala), repetir nas outras argolinhas.



Para a 3 ª carreira de pétalas, repita como a 2ª. carreira aumentando uma argolinha e 3 p.a em cada pétala.



Arrematar deixando um pedaço de fio para costurar nas outras flores na montagem do cachecol.



Com a agulha sem ponta, ir costurando as flores alternando cores e tamanhos de 2 em 2 flores.



Nas extremidades prenda alguns galhinhos torcidos e nas laterais também aleatoriamente, sempre alternando tamanhos e cores.

TIRADO DO SITE DA CIRCULO FEITO PELA

Artesã

Rosangela Chicote

(19) 3276-2535

roachic@yahoo.com.br

www.tricofacil.blogspot.com